OpenAI assina contrato de 200 milhões de dólares com governo dos EUA

Junho 27, 2025 - 16:10
OpenAI assina contrato de 200 milhões de dólares com governo dos EUA

A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, fechou um contrato de 200 milhões de dólares para fornecer ferramentas de inteligência artificial ao Departamento de Defesa dos EUA.

O acordo, com duração de um ano, foi anunciado esta segunda-feira (16), meses após a OpenAI ter revelado uma parceria com a startup de tecnologia militar Anduril para implementar sistemas de IA em “missões de segurança nacional”.

De acordo com o Departamento de Defesa, a OpenAI desenvolverá protótipos de IA avançada para enfrentar desafios críticos, tanto em cenários de combate como em operações internas.

O contrato será executado pela OpenAI Public Sector LLC, com operações concentradas na região de Washington, D.C. Esta parceria surge no seguimento de uma política de maior aproximação ao governo norte-americano, incluindo a participação de Altman num anúncio na Casa Branca, ao lado de Donald Trump, sobre o projecto Stargate, um investimento de 500 mil milhões de dólares em infra-estrutura de IA.

Para a OpenAI, este contrato representa uma pequena fracção da sua receita anual, que ultrapassa 10 mil milhões de dólares. A empresa, avaliada em 300 mil milhões após uma ronda de financiamento de 40 mil milhões em Março, continua a expandir a sua influência, não só no sector comercial mas também no domínio militar e governamental.

A Anthropic, fundada por ex-membros da OpenAI, também tem reforçado a sua presença no sector, anunciando recentemente uma colaboração com a Palantir e a Amazon para fornecer modelos de IA à agências de defesa e inteligência dos EUA.

O conteúdo OpenAI assina contrato de 200 milhões de dólares com governo dos EUA aparece primeiro em Portal de TI.

Ernesto Capiquila Redator e Blogger pesquisador de vários assuntos da franja social. Gosta de manter informado em assuntos diversificados. Publica assuntos variados, desde as músicas, cronicas (Poéticas, Narrativas e Históricas), Notícias, Tutoriais de Tecnologias e muito mais assuntos de interesses sociais.