Zap Cinemas: Peça “Óbito-Proibido Chorar” Aborda Códigos Sociais Relacionados À Morte

Fevereiro 3, 2026 - 18:50
Zap Cinemas: Peça “Óbito-Proibido Chorar” Aborda Códigos Sociais Relacionados À Morte

A peça teatral “Óbito-Proibido Chorar” do grupo Horizonte Njinga Mbande exibida, no último sábado (31), numa das Salas da Zap Cinemas do Shopping Avennida do Morro Bento, levou o público a uma profunda reflexão sobre os códigos sociais relacionados à morte.

Por Amilton Victor

O espectáculo foi além da diversão, abordando aspectos, como as tensões familiares que surgem depois da morte da principal figura na família e conflitos comuns, nomeadadmente a exclusão da herança e a disputa dos bens materiais.

Entre os personagens que deram vida à trama, destacam-se Irina (rica), Américo (viúvo), Deolinda (irmã desprezada), Carlos (irmão), Fabrício (irmão caçula), Fragoso (tio), Andrade (tio) e Domingas (tia).

A trama exibida em duas sessões, se enquadra no projecto “Teatro no ZAP Cinemas”, uma iniciativa que ransforma as salas de cinema do Shopping Avennida, no Morro Bento, em palcos dedicados às artes cénicas nacionais, aproximando o público ao universo do teatro e dinamizando a cena cultural de Luanda.

Em declarações ao Notícias de Angola, Adelino Caracol, Director do Grupo Horizonte Nginga Nbande, destacou a adesão massiva do público ao evento. No seu entender, esta participação inequívoca do público representa o reconhecimento do comprimisso que grupo tem pela arte.

Foto: Notícias de Angola

Por outro lado, aquele artista sublinhou que o teatro nacional vive agora um novo ciclo que exige mais investimento por parte da classe do que do de terceiros. Para tal, defendeu Adelino Caracol, “a classe artistaica deve arranjar soluções para contornar a problemática da falta de patrocínios”, fazendo alusão à parceria firmada entre a Zap Cienemas e o grupo que dirige.

Teatro no ZAP Cinemas

A iniciativa pretende criar um espaço de encontro entre artistas, críticos, apreciadores e novos públicos, assim como, momentos de interação, debates e networking. Com esta aposta, a ZAP Cinemas vai além da sétima arte e reforça a sua vocação como espaço multifacetado de cultura, entretenimento e inovação, que valoriza e promove o talento angolano.

Companhia de Artes Horizonte Njinga Mbande

O grupo Horizonte Njinga Mbande foi fundado a 8 de Outubro de 1986, pelos actores Ezequiel Issenguele e Adelino Caracol. A Companhia tem usado o teatro para trabalhar activamente na chamada de atenção à hábitos e atitudes que em nada dignificam a sociedade. A formação de actores e profissionais para diferentes disciplinas das artes cénicas tem sido outro contributo do grupo. O repertório da companhia é constituído por várias peças, com destaque para “Filho sem pai”, “O namoro”, “A injustiça da Justiça”, “Ser taxista” e “Nzoji: O sonho”.

Portanto, neste ano, a Companhia de Artes Horizonte Njinga Mbande celebra 40 anos de exixtência.

The post Zap Cinemas: Peça “Óbito-Proibido Chorar” Aborda Códigos Sociais Relacionados À Morte first appeared on Notícias de Angola.

Ernesto Capiquila Redator e Blogger pesquisador de vários assuntos da franja social. Gosta de manter informado em assuntos diversificados. Publica assuntos variados, desde as músicas, cronicas (Poéticas, Narrativas e Históricas), Notícias, Tutoriais de Tecnologias e muito mais assuntos de interesses sociais.