A Mwango Brain, empresa angolana especializada em soluções digitais, anunciou nesta terça-feira (18) o desenvolvimento da plataforma de agendamento de audiências virtuais para a Provedoria de Justiça. O projecto, segundo a empresa, permitirá aos cidadãos em todo o país programar as suas audiências virtuais com os serviços da Provedoria, promovendo o acesso à justiça, inclusão digital e eficiência institucional.
De iniciativa da Provedoria de Justiça de Angola, este projecto conta com apoio técnico da Escola de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O projecto, que conta com implementação inicial em 15 províncias, aposta na tecnologia como ferramenta para garantir acesso universal, gratuito e eficiente à resolução de queixas e denúncias, sobretudo para populações em zonas remotas.
“Esta solução integra um conjunto mais amplo de iniciativas voltadas para a modernização do sistema de gestão de queixas, permitindo uma proximidade real entre o cidadão e os serviços públicos, com especial foco nas províncias mais remotas”, enquadra a empresa em comunicado.
O projecto é descrito pela Mwangon Brain como um passo estratégico rumo à modernização do sistema de gestão de queixas, à inclusão digital e ao fortalecimento da cidadania participativa em Angola.
Recentemente, a empresa também anunciou o desenvolvimento e integração da plataforma digital de pagamentos do Projecto de Transformação da Agro-pecuária Familiar (MOSAP3), financiado pelo Banco Mundial e implementado pelo Ministério da Agricultura e Florestas. A criação da plataforma foi feita em parceria com a UNITEL Money. A iniciativa foi descrita como uma mudança estrutural na forma como os agricultores familiares acessam e utilizam os subsídios concedidos pelo MOSAP3, visto que antes os pagamentos eram processados de forma manual, muitas vezes sujeitos a atrasos e dificuldades logísticas.
O conteúdo Mwango Brain desenvolve plataforma de gestão de agendamento para audiências virtuais da Provedoria de Justiça aparece primeiro em Portal de TI.