O Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (20) uma nova Ordem Executiva que estende por mais 90 dias o prazo para a possível proibição do TikTok nos EUA. A nova data-limite passa a ser 17 de Setembro de 2025.
“Acabei de assinar a Ordem Executiva que prorroga o prazo para o encerramento do TikTok por 90 dias (17 de Setembro de 2025)”, escreveu o Presidente norte-americano na Truth Social.
A Ordem Executiva, divulgada a 19 de Junho pela Casa Branca, determina que durante o referido período, o Departamento de Justiça não tomará nenhuma medida para fazer cumprir a lei de protecção de americanos contra aplicativos controlados por adversários estrangeiros.
O documento estipula também que o órgão de justiça não deverá impor nenhuma penalidade contra qualquer entidade por qualquer descumprimento da referida lei, incluindo por distribuir, manter ou actualizar qualquer aplicativo controlado por adversários estrangeiros.
Este é o terceiro adiamento da proibição do TikTok nos EUA decretado por Donald Trump. O primeiro ocorreu em Janeiro deste ano, logo após a sua tomada de posse. A segunda surgiu em Abril, na sequência da falta de acordo entre os EUA e China sobre a venda do TikTok a uma entidade norte-americana.
Com cerca de 170 milhões de utilizadores activos nos EUA, o TikTok é uma das plataformas digitais mais influentes do país. A ocorrer, a sua proibição geraria impactos sociais e económicos significativos, especialmente para criadores de conteúdo e pequenos negócios que dependem da aplicação.
O conteúdo Donald Trump adia novamente proibição do TikTok aparece primeiro em Portal de TI.