O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve nesta terça-feira (24), em Luanda, um cidadão estrangeiro de nacionalidade mauritaniana, pelos crimes de Acesso ilegítimo ao sistema de informação e devassa através de sistema de informação, falsidade informática, associação criminosa, peculato e branqueamento de capitais.
Ao Portal de T.I o SIC confirma tratar-se da 20.ª detenção e do primeiro estrangeiro detido como parte do mediático esquema que lesou o Estado em 7 mil milhões de kwanzas por meio de 1 500 operações fraudulentas.
Sob o detido de 36 anos de idade, comerciante de profissão estabelecido na zona do Mártires, na Maianga, recaem fortes indícios do seu envolvimento no esquema fraudulento de pagamentos por compensação, relativamente ao reembolso do IVA.
De acordo com o SIC, o cidadão estrangeiro remetia para Portugal, através de canais informais, elevadas somas de dinheiro resultante da fraude dos impostos indevidamente processados.
A detenção envolveu a Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos do SIC, o Gabinete de cibercrime da PGR e foi realizada em cumprimento de um mandado de detenção emitido pelo Ministério Público. O detido será presente ao Ministério Público para os devidos processos legais.
O conteúdo AGT: detido primeiro cidadão estrangeiro envolvido no caso “7 mil milhões Kz” aparece primeiro em Portal de TI.