Agência das Nações Unidas em modo de sobrevivência pede 340 milhões de euros em doações

Fevereiro 5, 2026 - 21:50
Agência das Nações Unidas em modo de sobrevivência pede 340 milhões de euros em doações

A Agência das Nações Unidas para os Direitos Humanos pediu, nesta quinta-feira, doações no montante de 400 milhões de dólares, o equivalente a cerca de 340 milhões de euros, para o ano de 2026, advertindo que se encontra actualmente “em modo de sobrevivência” face aos cortes no financiamento.

Segundo o Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, as necessidades estimadas para 2026 ascendem a 400 milhões de dólares norte-americanos em financiamento voluntário, suplementar ao orçamento regular.

Por esta razão, a agência precisa de mais contribuições não destinadas a fins específicos e de forma atempada, para que possa responder rapidamente às crises, sublinhando que os direitos humanos não podem esperar.

Discursando em Genebra, na Suíça, por ocasião do lançamento do apelo anual do seu gabinete de doações para responder às diferentes crises globais em matéria de liberdades fundamentais, o chefe dos direitos humanos da ONU destacou ainda as consequências da redução do financiamento em 2025, tanto ao nível do orçamento regular como das contribuições voluntárias.

Ernesto Capiquila Redator e Blogger pesquisador de vários assuntos da franja social. Gosta de manter informado em assuntos diversificados. Publica assuntos variados, desde as músicas, cronicas (Poéticas, Narrativas e Históricas), Notícias, Tutoriais de Tecnologias e muito mais assuntos de interesses sociais.