Trump dá ultimato ao Irão e ameaça com “coisas más” se não houver acordo

Fevereiro 19, 2026 - 19:00
Trump dá ultimato ao Irão e ameaça com “coisas más” se não houver acordo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que irá decidir, nos próximos dez dias, se será possível alcançar um acordo com o Irão, alertando que, caso contrário, poderão acontecer “coisas más”.

A declaração foi feita em Washington, um dia depois de Teerão e Washington terem anunciado a intenção de continuar as negociações diplomáticas. “Talvez tenhamos de ir mais longe, ou talvez não. Talvez cheguemos a um acordo. Provavelmente saberão nos próximos dez dias”, disse Trump.

O presidente norte-americano sublinhou ainda que negociar com o Irão tem sido historicamente difícil. “Há anos que é óbvio que não é fácil chegar a um acordo significativo com o Irão. Precisamos de chegar a um acordo significativo ou coisas más vão acontecer”, afirmou.

Na quarta-feira, os Estados Unidos já tinham considerado “aconselhável” que Teerão aceitasse um entendimento, advertindo que existem “muitas razões” para atacar o país, apesar da continuidade das conversações.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou que Trump continua a privilegiar a via diplomática para resolver a questão do programa nuclear iraniano. Segundo Leavitt, foram registados pequenos avanços, mas persistem divergências importantes.

“Houve um ligeiro progresso, mas ainda estamos distantes em alguns pontos. Penso que os iranianos voltarão a falar connosco com mais pormenores nas próximas semanas”, afirmou.

A responsável acrescentou que os EUA têm “muitas razões” que poderiam justificar um ataque ao Irão, recordando operações militares anteriores contra instalações nucleares iranianas. Ainda assim, reiterou que a diplomacia continua a ser a primeira opção da administração norte-americana.

Questionada sobre as negociações em Genebra, Karoline Leavitt admitiu que as partes continuam “muito distantes” em questões-chave. Entretanto, meios de comunicação norte-americanos noticiaram que Donald Trump discutiu opções militares com os seus conselheiros e que um eventual ataque poderia ocorrer já nos próximos dias.

Ernesto Capiquila Redator e Blogger pesquisador de vários assuntos da franja social. Gosta de manter informado em assuntos diversificados. Publica assuntos variados, desde as músicas, cronicas (Poéticas, Narrativas e Históricas), Notícias, Tutoriais de Tecnologias e muito mais assuntos de interesses sociais.