Trezentas mulheres morreram de cancro do colo do útero nos últimos cinco anos na Maternidade do Lubango

Janeiro 25, 2026 - 09:15
Trezentas mulheres morreram de cancro do colo do útero nos últimos cinco anos na	Maternidade do Lubango

A Maternidade do Lubango, na Huíla, registou trezentas mortes dos oitocentos e quarenta e seis casos de Cancro do Colo do Útero diagnosticados ao longo dos últimos cinco anos. O desconhecimento da doença por parte das pacientes que chegam estado avançado da potologia na unidade hospitalar é apontado como o principal factor das mortes. Os números podem superar os registados, segundo a directora Geral da Maternidade do Lubango, que fala em elevada taxa de letalidade que ronda aos 25 porcento. Ouça o desenvolvimento desta matéria na voz do jornalista Valdo Esteves:

  • cover play_arrow

    Trezentas mulheres morreram de cancro do colo do útero nos últimos cinco anos na Maternidade do Lubango António Augusto

Desconhecimento da doença e chegada tardia ao Hospital apontas como principais causas de mortes de mulheres por Cancro do Colo Uterino na maternidade do Hospital municipal do Lubango, na província da Huíla.

Nos últimos cinco anos, trezentas mulheres perderam a vida devido a doença naquela unidade hospitalar.

Ernesto Capiquila Redator e Blogger pesquisador de vários assuntos da franja social. Gosta de manter informado em assuntos diversificados. Publica assuntos variados, desde as músicas, cronicas (Poéticas, Narrativas e Históricas), Notícias, Tutoriais de Tecnologias e muito mais assuntos de interesses sociais.