Incumprimento do caderno reivindicativo força Sindicato a decretar greve

Notícias de Angola – A paralisação dos serviços no sector da Comunicação Social, anunciada esta terça-feira, pelo Secretário geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) ocorre entre às 00h00 dia 8 de Setembro (próxima segunda-feira e as e as 00h00 do dia 12, num total de 10 dias, correspondentes a primeira das quatro fases da greve.
A razão, de acordo com o SJA, deve-se ao incumprimento dos acordos recentemente firmados com os conselhos de Administração das empresas públicas de Comunicação e as tuteladas pelo Estado, depois de um longo período de negociações iniciados em Outubro de 2024.
O que ficou acordado, de acordo com a acta apresentada na Assembleia extraordinária, é que o aumento de 58% seria pago já no salário de Agosto último, com retroactivo a partir de junho desde ano, facto que não se observou.
Assim a primeira fase da greve ocorre entre os dias 8 e 12 de Setembro corrente, a segunda de 9 a 19 de Outubro, compreendendo 10 dias cada.
Já a terceira fase ocorre de 10 a 24 de Novembro e a quarta e última fase de 10 a 24 de Dezembro de 2025, com 15 dias cada.
Recordar que no passado dia 28 de Agosto último, o ministro das telecomunicações, tecnologias de informação e comunicação social, Mário Augusto de Oliveira, reuniu com os presidentes dos conselhos de administração das empresas públicas de comunicação social e com membros do sindicato, onde ficou decidido o aumento de 27%, numa primeira fase, em Outubro próximo, ao passo que os restantes 31% implementados em Janeiro de 2026, conforme publicado pelo Notícias de Angola.
Na ocasião, recorda-se, o Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, explicou que em Janeiro de 2026 está também prevista a entrada em funcionamento do qualificador ocupacional, e alguns profissionais vão observar um aumento a variar entre os 70 e os 75%.
The post Incumprimento do caderno reivindicativo força Sindicato a decretar greve first appeared on Notícias de Angola.


