Entregue dossier de candidatura da Estação de Arte Rupestre de Tchitundu-Hulu à Património Mundial da UNESCO

Janeiro 31, 2026 - 09:50
Entregue dossier de candidatura da Estação de Arte Rupestre de Tchitundu-Hulu à Património Mundial da UNESCO

A Embaixadora Maria Cândida Pereira Teixeira, Delegada Permanente de Angola junto da UNESCO, procedeu, esta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, em Paris, à entrega oficial do dossier de candidatura da Estação de Arte Rupestre de Tchitundu-Hulu à Lista do Património Mundial.

O sítio está localizado no município do Virei, a cerca de 137 quilómetros a leste da cidade de Moçâmedes.

O dossier, elaborado por peritos nacionais sob coordenação do Ministério da Cultura, foi entregue ao Director do Centro do Património Mundial da UNESCO, Lazare Assomo, para efeitos de avaliação.

Caso seja aprovado, o sítio arqueológico de Tchitundu-Hulu poderá integrar a Lista do Património Mundial da UNESCO, tornando-se o segundo bem cultural angolano inscrito, depois da cidade histórica de Mbanza Congo, antiga capital do Reino do Congo.

A estação arqueológica de Tchitundu-Hulu tem uma antiguidade estimada em mais de quatro mil anos e é considerada o ponto de partida das artes rupestres em África, cujo desenvolvimento inicial se registou na província do Namibe.

Ernesto Capiquila Redator e Blogger pesquisador de vários assuntos da franja social. Gosta de manter informado em assuntos diversificados. Publica assuntos variados, desde as músicas, cronicas (Poéticas, Narrativas e Históricas), Notícias, Tutoriais de Tecnologias e muito mais assuntos de interesses sociais.