Preços do petróleo caem após exigências dos EUA à Venezuela e decisão da OPEP+

Janeiro 5, 2026 - 12:20
Preços do petróleo caem após exigências dos EUA à Venezuela e decisão da OPEP+
Os preços do petróleo registaram queda nesta segunda-feira, na sequência das declarações do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, que exigiu “acesso total” aos recursos naturais da Venezuela, bem como da confirmação da OPEP+ sobre a manutenção dos actuais níveis de produção até ao mês de Abril.

O Brent, petróleo bruto que serve de referência para as exportações angolanas, recuava cerca de 0,6%, sendo negociado em torno dos 60,4 dólares por barril. Já o West Texas Intermediate (WTI), referência do mercado norte-americano, descia aproximadamente 0,5%, para cerca de 57 dólares por barril, antes da abertura formal do mercado nos Estados Unidos.

De acordo com dados do mercado, os preços do crude chegaram a subir no início da sessão, mas inverteram a tendência nas horas seguintes, pressionados pelas incertezas geopolíticas e pelas perspectivas de oferta estável no curto prazo.

No plano político, Donald Trump exigiu, no domingo, à líder venezuelana Delcy Rodríguez, “acesso total” aos recursos naturais da Venezuela, uma posição que voltou a gerar tensão nos mercados internacionais e a influenciar negativamente o comportamento dos preços do petróleo.

Ernesto Capiquila Redator e Blogger pesquisador de vários assuntos da franja social. Gosta de manter informado em assuntos diversificados. Publica assuntos variados, desde as músicas, cronicas (Poéticas, Narrativas e Históricas), Notícias, Tutoriais de Tecnologias e muito mais assuntos de interesses sociais.