ONG regista perto de sete mil mortos durante protestos no Irão

Fevereiro 13, 2026 - 10:20
ONG regista perto de sete mil mortos durante protestos no Irão

Sete mil pessoas morreram durante a repressão dos protestos antigovernamentais em janeiro no Irão e muitas outras estão desaparecidas, segundo a Agência de Notícias de Activistas de Direitos Humanos, citada hoje pela agência Associated Press.

A organização não-governamental, sediada nos Estados Unidos, tem sido precisa na contagem de mortes durante outras vagas de protestos no Irão e conta com uma rede de activistas no país para verificar as mortes, segundo a AP, que não consegue, porém, confirmar os dados de forma independente, dado que as autoridades de Teerão interromperam o acesso à Internet e as chamadas internacionais.

No seguimento da revolta popular contra a teocracia iraniana, o Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou atacar o Irão, enquanto enviava uma frota naval para a região e posteriormente, exigiu um acordo sobre o programa nuclear do Irão, que aceitou reatar o diálogo com Washington, num primeiro encontro das duas partes realizado em Omã.

Ernesto Capiquila Redator e Blogger pesquisador de vários assuntos da franja social. Gosta de manter informado em assuntos diversificados. Publica assuntos variados, desde as músicas, cronicas (Poéticas, Narrativas e Históricas), Notícias, Tutoriais de Tecnologias e muito mais assuntos de interesses sociais.