Jornalistas da RNA Fowen Macanja, Elizabeth Smith e Daniel Marques vencem Prémio Nacional de Jornalismo edição 2025, na categoria de Rádio
Fowen Macanja, jornalista da Rádio Nacional de Angola, é o grande vencedor do Prémio Nacional de Jornalismo, edição 2025, na categoria de Rádio, cujos resultados foram anunciados nesta quarta-feira, 26 de novembro.
De 37 anos de idade, Fowen Macanja, jornalista colocado na Direcção de Informação da Rádio Nacional de Angola, arrebatou o prémio com a sua peça, do género reportagem, intitulada “Criptomoedas na vida prática”, publicada na RNA, no dia 21 de março de 2025, tendo obtido 97 pontos.
A segunda classificação desta categoria foi arrebatada por Elizabeth Smith, de 43 anos de idade, jornalista da Direcção de Informação da Rádio Nacional de Angola, com a sua peça do género entrevista, intitulada “Trajectória da história com Filipe Zau, político, nacionalista e académico”, publicada na RNA, no dia 21 de maio de 2025, tendo obtido 92 pontos.
O 3.º classificado da categoria de Rádio coube ao jornalista Daniel Marques, de 35 anos de idade, da Direcção de Informação da Rádio Nacional de Angola, com a sua peça, do género reportagem, intitulada “Impacto da vandalização de equipamentos eléctricos e consequências para o sector”, publicada na Rádio Nacional de Angola, no dia 24 de outubro de 2024, tendo obtido 91 pontos.
A Comissão de Adjudicação do Prémio Nacional de Jornalismo de Angola 2025 anunciou ainda os vencedores das categorias de Imprensa, Televisão e Fotojornalismo, num ano especial em que o país celebra o 50.º aniversário da sua Independência Nacional.
O vencedor da categoria de Imprensa é Pereira Santana, de 55 anos de idade, jornalista do Jornal de Angola/Edições Novembro, colocado na província de Luanda. O 2.º classificado da categoria de Imprensa ficou com João Marcos, jornalista do Novo Jornal, colocado na província de Benguela, e o 3.º classificado da categoria de Imprensa foi Miguel Ângelo, de 54 anos de idade, jornalista do Jornal de Angola/Edições Novembro, colocado na província de Luanda.
Na categoria de Televisão, o vencedor é Francisco Lundi, de 52 anos de idade, jornalista da Televisão Pública de Angola, colocado na província de Cabinda, enquanto o 2.º classificado da categoria de Televisão é Júdice Samaándo, de 35 anos de idade, jornalista da Televisão Pública de Angola, colocado na província do Bengo, e a terceira classificada da categoria de Televisão foi Maria Pedro, de 40 anos de idade, jornalista da TV Zimbo.
Já na categoria de Fotojornalismo, o prémio foi atribuído a Dome Semedo, de 45 anos de idade, jornalista do Jornal de Angola/Edições Novembro. O 2.º classificado da categoria de Fotojornalismo foi Contreiras Pipa, de 39 anos de idade, jornalista do Jornal de Angola/Edições Novembro, colocado na província de Luanda, e o 3.º classificado da categoria de Fotojornalismo foi atribuído a Leonardo Castro, de 35 anos de idade, jornalista da Agência Angola Press (ANGOP), colocado na província do Bié.
A Comissão de Adjudicação do Prémio Nacional de Jornalismo de Angola 2025 informa que, em tempo oportuno, irá comunicar a data e o local da realização da cerimónia de outorga de certificados e troféus aos distinguidos.


