FAB vê-se obrigada a remarcar calendarização dos estágios das selecções nacionais de Basquetebol na Europa. Questões burocráticas estão na base dessa remarcação
A Federação Angolana de Basquetebol, viu-se forçada a alterar a calendarização dos estágios preparatórios das selecções nacionais de seniores masculinos e femininos, agendadas para Portugal e Espanha. A razão prende-se com questões burocráticas mais concretamente atrasos na obtenção dos vistos de entrada para alguns dos membros da comitiva. A Federação Angolana da modalidade procura resolver o impasse junto das autoridades competentes para facilitar a planificação do trabalho a ser desenvolvido pela dupla técnica, Paulo Macedo e Fernando Sapalo.
Em princípio, a selecção nacional, deveria ficar na região de Madrid, capital espanhola por quatro semanas, período em que para além de trabalhar a vertente técnica e tática, pensava realizar jogos de controlo, com equipas da principal liga local. Esse adiamento levou também a que a dupla técnica liderada por Paulo Macedo adiasse aquela que seria a primeira triagem do grupo de pré-convocadas, prevista para sábado.
Depois do descanso que observaram no final-de-semana o grupo retoma o trabalho esta segunda feira pela manhã, com uma sessão no ginásio da Academia Desportiva do 1.º de Agosto, centrada na componente física e duas horas mais tarde dá continuidade ao trabalho táctico no Pavilhão Gustavo da Conceição.
Enquanto isso, a poste Nadir Manuel está fora deste grupo de atletas que projeta aqui no país a fase final do Afrobasket de Abidjan/Côte D’Ivoire.
O dado vem estampado na edição de sábado último do Jornal de Angola que cita a treinadora-adjunta, Jacqueline Francisco, falando no final da sessão de sexta feira no Pavilhão Victorino Cunha.
De acordo com a treinadora a jogadora está e estará ausente dos trabalhos da seleção nacional, por estar indisponível.
Com a sua ausência que representa uma baixa de peso para o conjunto devido acima de tudo à vasta experiência em competições africanas, tanto ao serviço do Interclube quanto da Selecção Nacional, a equipa técnica liderada por Paulo Macedo, deverá manter a poste Angelina Ngolome do clube Formigas do Cazenga, chamada para colmatar na altura a ausência da poste Cristina Matiquite, ela que regressou e já trabalha com as restantes companheiras.
Quanto à viagem ao Reino de Espanha deverá acontecer em princípio somente quarta feira que vem. Naquele país da Europa elas aguardarão pela chegada das restantes 5, 4 que vêm dos EUA, Priscila Varela, Cácia António, Alexia Dizeko e Teresa Mbemba e finalmente Artémis Afonso que evolui em Portugal.
Recorde-se que nesse Africano das nações, o cinco nacional duas vezes campeão continental, vai evoluir no grupo A, ao lado da selecção da casa e do Egipto.
Quanto à seleção masculina, os jogadores da competição interna também viram a sua viagem a Portugal adiada, ali onde se deveriam juntar aos que evoluem na diáspora, e começar a preparar o Afrobasquete, Angola-2025.
Entre os atletas que foram convocados por Pepe Clarós, salta à vista a presença de campeões pelos seus clubes, como é o caso de Bruno Fernando no Real Madrid, Gilson Bango no Fenerbahce da Turquia e Kevin Kokila do JL Bourg de França.


